Sempre que vou me planejar para uma ação de marketing para lojas ou produtos eu monto ela em alguns pilares, vou te mostrar um passo a passo genérico para que você já consiga aplicar seja qual for seu produto ou loja.

1. Atrair o cliente

O primeiro passo é mostrar que “você” existe, então faço uma análise SEO, uma construção da identidade da marca, landing page e divulgo material valioso para educar e ajudar o público em erros comuns gerando valor e um público. Quando necessário invisto em mídia paga, patrocínio e parcerias para divulgação.

2. A conversão

Nessa etapa você já terá um ecommerce com um tráfego inicial, para que esses leads se tornem seus clientes mais facilmente há uma proposta de valor forte, um presente e um call to action. Você pode utilizar como presente um cupom de desconto, promoção específica para o cliente, um brinde e etc.

3. Se relacionar

Assim que tudo estiver encaminhado, sua proposta de valor irá atrair vários clientes e é muito importante se manter esse relacionamento para fidelizar seu lead, seja com emails ou seu conteúdo para auxiliá-lo. Tudo feito até agora teve o objetivo de vender, mas não se atropele enviando emails de “Ofertas imperdíveis” ou “Apenas hoje” pois dessa maneira você irá jogar seu lead no lixo.

4. Analisando

A análise é muito importante para você estruturar o rumo das suas próximas ações, para saber como você pode ser mais efetivo em suas estratégias, e para saber como você começa a analisar eu separei aqui esses 6 pilares:

  • Quantidade de visitas ao site.
  • Número de leads gerados.
  • Custo por lead gerado.
  • Taxa de conversão (de clientes).
  • Custo por cliente adquirido.
  • Retorno sobre o investimento (ROI).

Depois de colher esses dados começe sua análise.

5. Voltando o ciclo

Depois de analisar os dados eu retorno ao começo trabalhando minha marca, se relaciono com os clientes para que eles não esqueçam da marca, mostro novidades do mercado e também soluções para novos problemas, assim mantenho a visibilidade da marca e a autoridade no mercado. E por fim tenho um cliente fidelizado e feliz por estar em um ciclo que gera valor a ele.

Como é seu processo de marketing de marca ou produto hoje? Você usa alguma ferramenta para sua estratégia? Deixe nos comentários para conhecermos um pouco mais sobre você.