6 Dicas para evitar corromper o banco de dados no Magento 2
Com essas dicas você evita erros no banco de dados, para não correr o risco de perder seus clientes, contatos e até vendas feitas no…

Quem nunca passou por algum problema relacionado ao banco de dados?! Esse problema é muito comum e pode ter muitas causas, é comum versionarmos apenas o código então quando quando ocorre um erro no banco de dados pode se levar um bom tempo para resolver ou mesmo a perca de clientes cadastrados, contatos feitos e até vendas, por isso trago para vocês hoje algumas dicas para evitar essa dor de cabeça.
1. Backups regulares
Essa é a primeira e mais importante dica, se você ainda não faz backups regulares comece a fazer, a maioria das hospedagens oferecem o serviço de backup automático, muita gente não sabe mas o Magento tem uma opção de backups automáticos também, como você pode ver na imagem abaixo.

Para fazer backup manual via CLI eu uso o comandos abaixo, esse abaixo é para um backup quase total, não exportando apenas os reports.

2. Otimizando Query
As vezes a lentidão pode ser causada apenas para pelo uso de módulos de terceiros ou temas com más práticas aplicadas. Você pode detectar e mensurar o uso de query usando ferramentas mencionadas no post 3 Melhores Devtools para Magento 2 ou usando ferramentas como NewRelic e Blackfire que já são nativas no Magento Commerce (Enterprise Edition).

3. Verificação e reparação periódica
Você pode usar ou montar seus scripts configurados via CRON, ou executar manualmente via Magento CLI e Magerun.

4. Desligar e reiniciar serviços
Evite que os servidores SQL sejam reiniciados de forma abrupta, realizando manutenção planejada e monitorando as conexões e usuários para evitar perca de dados.
5. Servidor SQL atualizado e otimizado
Ao ajustar servidores SQL para alto desempenho, limitando as conexões e ativando conexões persistentes, evitando assim corrupções no banco de dados. Você pode ver algumas configurações que uso no artigo 7 Dicas para otimizar seu Magento 2, juntamente com o ajuste periódico da configuração, também mantenha o servidor atualizado para a versão estável mais recente para evitar um exploit.
6. Compacte o tamanho do seu banco de dados
Para deixar o banco de dados melhor distribuídos eu recomendo usar mais de um servidor Redis, use um outro servidor Redis apenas para suas sessões, falo rapidamente sobre isso no artigo Magento 2 + Docker no Mac e Linux.
Também recomendo o uso do Media Storage como File System, como na imagem abaixo.

Obrigado
Espero que tenha gostado das dicas, você conhece alguma outra dica importante que merecia ser adicionada ou não conhecia alguma dessas? Me fale nos comentários.