Muitas pequenas empresas no mundo do comércio eletrônico concentram-se em plataformas livres sem focar em ter um diferencial de seus concorrentes. Para muitos, essa abordagem teve um ótimo ajuste para seu modelo de negócios, mas se eles quiserem aumentar as receitas, os valores médios dos pedidos, os visitantes do site e as conversões, eles devem avaliar como aproveitar os vários recursos do Magento Commerce, assim como o desempenho e a flexibilidade para crescer com seus negócios.

Uma área chave onde as pequenas empresas podem obter mais valor de sua loja Magento Commerce e expandir seus negócios, é com SEO. Veja como:

1. Utilize Headers e Titles

O Magento cria tags de título automaticamente, mas os desenvolvedores do Magento irão dizer para você criá-los manualmente e a rota mais fácil é criar diferentes grupos de produtos. Ao fazer isso, você pode predefinir as tags de título e atribuir por grupos de produtos. Falando de tags, certifique-se de usar corretamente as tags de cabeçalho. Tags H1, H2 e H3 com uma hierarquia clara.

2. Otimize as URLs da página de produto

Você deve usar somente URLs de nível superior, ou seja, não incluir a categoria no caminho. Edite esta opção para seu website em:

Lojas> Configuração> Catálogo> Otimização de busca (SEO)

Então selecione “Não” para “Usar o caminho de categorias para URLs de produtos”.

3. Elimine conteúdo duplicado ou habilite CANONICAL tags

Certifique-se de escrever uma descrição exclusiva para cada produto, verificando se ele não está duplicado em outro site ou em seu próprio site. Melhor ainda, para produtos simples, use uma tag canônica e vincule seu conteúdo duplicado. Ao fazer isso, o Google verá que são cópias, evitando conseqüências negativas.

Há muitas páginas que você não deseja indexar pelos mecanismos de pesquisa, como checkout, minha conta, carrinho e administrador. Você vai querer adicionar links “nofollow” a esses tipos de páginas. Certifique-se de adicionar entradas ao seu arquivo robots.txt, assim como eu mostrei no post +SEO usando meu Robots.txt para Magento 2. Além disso, certifique-se de que sua configuração de Robots seja "Index, Follow".

Conteúdo > Configuração > Search Engine Robots

5. Otimize o título de sua homepage

Fora da caixa, sua Página inicial é chamada “Home”, não se esqueça de adicionar um nome altamente otimizado que inclui pelo menos uma palavra-chave e seu nome da loja. Tente manter dentro de 50 a 60 caracteres.
Edite esta opção para o seu site em:

Conteúdo> Configuração> Design> Cabeçalho HTML> Título padrão.

6. Não utilize a descrição padrão

Com o Magento, assim como o título da sua página inicial, você deve otimizar a descrição padrão em todas as páginas que estão sendo indexadas.

Edite esta opção para o seu site em:

Conteúdo> Configuração> Design> Cabeçalho HTML> Descrição Padrão.

7. Configure o Sitemap e inclua suas imagens

Seu sitemap é o que fornece as instruções para o mecanismo de pesquisa sobre o que está disponível para indexação. É importante usar a priorização de categorias, produtos e páginas do CMS. Coloque seu conteúdo mais valioso primeiro. Certifique-se de incluir imagens com seus produtos também!

Edite esta opção para o seu website em:

Lojas> Configuração> Catálogo> Sitemap XML.

Pensamento Final

A otimização do mecanismo de pesquisa pode ser complexa, mas não deixe que isso o assuste. Estes são ajustes simples que você pode fazer sozinho sem a necessidade de um profissional. O Magento Commerce oferece continuamente novos e empolgantes recursos que podem expandir o alcance geral de uma pequena empresa, com as táticas de SEO acima, ajudá-los a crescer.