Sim é isso mesmo que você leu existe um gerador de módulos para Magento 2, é muito importante saber o por que de cada arquivo e depois de conhecer cada arquivo é importante ser produtivo e é por isso que vamos saber como gerar nossos novos módulos rapidamente.

Magerun2

Antes de começar vamos precisar instalar o Magerun2 que nada mais é do que um complemento do CLI (bin/magento via terminal) do Magento 2.

Caso ainda não utilize, use o comando abaixo para instalar e executar:

curl -O https://files.magerun.net/n98-magerun2.phar
chmod +x ./n98-magerun2.phar
sudo cp ./n98-magerun2.phar /usr/local/bin/

Gerando o módulo

Para gerar nosso módulo o mais simples possível basta usar o comando abaixo, o parâmetro -m que esta sendo utilizado é o sinônimo de minimal, ou seja o mínimo para se ter o módulo reconhecido pelo Magento. O primeiro nome que usei Rafaelcg é o nome do distribuidor, o parâmetro seguindo chamado Simple é o nome do módulo.

n98-magerun2.phar dev:module:create -m Rafaelcg Simple
n98-magerun2.phar module:enable -c Rafaelcg_Simple
n98-magerun2.phar setup:upgrade

O arquivo register.php é responsável por fazer o Magento ler o nosso módulo.

O arquivo module.xml vai fazer o registro do seu módulo no banco de dados com sua respectiva versão, assim como vai dizer ao Magento quais são suas dependências de execução para ser executado logo em seguida.

Após criar o módulo você pode perceber que ativamos ele com o parâmetro -c para limpar os arquivos estáticos pré gerados, usamos também o comando setup:upgrade para adicionar o módulo com sua versão na tabela setup_module.

Módulo no Admin

Depois do módulo criado, vamos acessar nosso painel administrativo a rota Sistema > Assistente de configuração web> Module Manager para ver o módulo listado.

Magento 2 module Manager