No meio da comunidade Magento no mundo todos aqueles que tem sua loja Magento 1, ou mesmo quem vai começar a criar sua loja hoje se pergunta “Quando devo migrar?” ou mesmo “Vale a pena já começar no Magento 2?”, a minha resposta na maior parte das vezes é SIM, mas sempre deve ser analisado o contexto antes de tomar essa decisão. Mas uma coisa é certa o nova versão vem com todas as chances de se tornar a próxima base solida para uma loja poderosa.

Trabalho dedicado com Magento 2 há cerca de 1 ano desenvolvedo módulos e temas, sou colaborador do core do Magento 2 e trago para vocês hoje um pouco da minha visão do mercado atual.

Essa resposta abaixo foi a uma pergunta relacionada ao fim do suporte ao Magento 1 (Ben Marks trabalha na Magento como evangelista global).

Ben Marks Twitter

O que isso significa para você?

  • Você deve manter-se atualizado porque é a renovação completa do mercado de comércio eletrônico: a nova versão é um futuro de tecnologia, como sempre.
  • As atualizações oficiais irão parar. Portanto, o risco de vulnerabilidades no sistema cresce muitas vezes no caso de você usar a versão Magento não atualizada. A segurança do seu site exige muita atenção.
  • A comunidade Magento trabalha em novas extensões para o Magento 2. Gradualmente, o número de soluções modernas compatíveis com o site Magento 1.x não será suficiente para suas necessidades, enquanto o número de extensões Magento 2 aumentará diariamente.

As principais idéias que você podem surgir:

  • Se você planeja criar um projeto ecommerce desenvolvido, você deve escolhero Magento 2 em vez do Magento 1.x?
  • Se você já possui o negócio de comércio eletrônico baseado em Magento 1.x, você pode começar migrando para o Magento 2?

As perguntas são: “Por quê?” E “Quais são os profissionais e as dificuldades que você pode encontrar?”

Vamos deixar claro.
Aqui estão algumas estatísticas da BuiltWith:

Estatísticas de uso Magento 1 vs Magento 2

De acordo com o BuiltWith, mais de metade dos sites analisados baseados em Magento usam Magento 2.x (9155 sites). Enquanto 8152 usam a versão Magento 1.x, onde 3736 sites são baseados no Magento 1.9.

Isso significa que a maioria dos empresários do comércio eletrônico já fez sua escolha no lado do Magento 2.x. É a decisão certa? Consideremos os profissionais e outros detalhes.

Quem fala para você ficar no Magento 1?

Simples, quem é dono de agência que só oferece suporte ao Magento 1 ou desenvolvedores que ficaram com medo da mudança, esses são os casos em que falam cegamente para você ficar no Magento 1.

“O fim do Magento 1” não é realmente o fim, assim como o fim do suporte ao Windows XP por parte da Microsoft. Ainda haverá empresas comercializando e dando um determinado “suporte”.

Claro, há casos e casos e talvez seja melhor para você ficar no Magento 1 por enquanto, mas tenha algo em mente, o Magento 1 já tem data para o fim do suporte e pensando a longo prazo mesmo que tenha o Magento 1 hoje, o importante mesmo é ter a conciência de que uma hora a mudança vai ser necessária e já estar se preparando é um passo a frente para economizar no futuro.

Magento 2 Trained Solution Partner

Para meus clientes eu preparo um ambiente com Magento 2 com os dados migrados para que ele possa testar e ir se preparando, as empresas que se negam a fazer Magento 2 hoje perderam a resiliência de mercado e estão no comodismo, e para desmistificar isso de vez temos grandes cases de Magento 2 no Brasil e no mundo além empresa com certificação Magento 2 no Brasil também.

Novembro de 2018: Lembre dessa data, é quando o suporte oficial ao Magento 1 irá parar. E então o Magento 2 continuará a conquistar o mercado.

Os Prós da migração para o Magento 2

Embora o Magento 2 seja totalmente diferente visualmente do Magento 1 ele trás muito mais recursos e flexibilidade para o lojista e desenvolvedor. Existem alguns recursos que você descobrirá ao trabalhar com o Magento 2.

Maior flexibilidade

O Magento 2 é super flexível e extensível quando se trata de personalização. Inclui muitos recursos. É tudo por causa da arquitetura melhorada do Magento 2 e base de código modular que amplia os limites para o desenvolvimento de projetos rápidos e eficientes.

Melhor gerenciamento do Magento 2

Agora, a administração da loja online também é mais flexível. Você pode:
- Incluir links para imagens e vídeos para seus produtos.
- Trabalhe melhor com as ordens, porque você pode ver os vários tipos de dados relacionados às ordens no Painel, (como vendas ao longo da vida, pedidos médios, etc.).
- Continue com as análises (conheça os melhores clientes e vendedores, veja taxas e quantidades de impostos).
- Carregar novos produtos facilmente.
- Aproveite a interface amigável.

Magento 2 API

Outra grande vantagem é que o Magento 2 vem com uma API baseada em REST e SOAP, ao contrário do Magento 1.x. O Magento API é uma funcionalidade que permite aos desenvolvedores web integrar o Magento com os outros serviços de terceiros. Enquanto o Magento 1.x veio com uma API baseada em SOAP e XML-RPC, era mais difícil realizar integrações: exigia a configuração separada de direitos de acesso para cada função do usuário. REST e SOAP tinham uma lógica comercial diferente. Agora, no Magento 2, a lógica de negócios REST e SOAP é equivalente, e a API REST Magento 2 permite o acesso baseado em navegadores para chamadas de API.

Atualizando Magento 2 com composer

Pode ser uma característica útil quando você for atualizar o Magento 2. Os passos que você deve fazer são os seguintes:
- Escolha a versão que você precisa atualizar através da atualização do composer.
- Execute o comando relevante.
- Atualize o banco de dados (não se esqueça de fazer backup).

Migração para Magento 2: Armadilhas

Como você pode ver, o Magento 2 é bastante poderoso e até mesmo uma ferramenta legal. Mas também, não podemos deixar passar alguns pontos importantes. Os requisitos técnicos e de hospedagem são muito altos para Magento 2. Aqui estão alguns dos mais importantes deles.

  • RAM 2GB+
  • PHP 5.6+
  • MySQL 5.6+

Além disso, se falar sobre hospedagem, o certificado de segurança SSL é necessário para o HTTPS. O acesso SSH é necessário para hospedar de qualquer maneira, caso contrário, será impossível instalar novas extensões, temas, etc.
Você pode consultar a lista completa de requisitos técnicos aqui.
A próxima coisa é o custo. Não é barato mudar do Magento 1.x ao Magento 2 se a sua loja online for muito complexa. Além disso, o Magento 2 não suporta os temas Magento 1. Esse fato não é muito agradável, certo? Mas tenho boas notícias para você, a migração para o Magento 2 é um processo fácil de fazer com uma equipe experiente de desenvolvedores Magento 2.

Para finalizar, não se esqueça de deixar seu comentário sobre esse polêmico tópico que aflinge vários lojistas e desenvolvedores. Você já utiliza o Magento 2? O que acha?