Como eu havia publicado no post Adobe adquire a Magento Inc. a Adobe vai investir na evolução da nossa plataforma favorita de eCommerce agora que a adquiriu. Mas qual será o futuro da versão Magento OpenSource?

A Adobe respondeu esta pergunta e não temos nada a temer, há grandes planos para a evolução da Magento e de todas as suas versões. Muito conhecem a atuação da Adobe no mercado Enterprise mas poucos sabem da atuação dela no mercado OpenSource, ela tem 2x mais repositórios abertos em seu Github do que a Magento, já mantem projetos como MongoDB, Apache, Brackets e outros.

O que a Adobe disse?

Na Adobe, estamos comprometidos com a administração de plataformas abertas e diversas comunidades criativas. Muito antes de o OpenSource ser amplamente adotado na computação empresarial, a Adobe ativamente integrou tecnologias de código aberto em seu software e contribuiu ativamente para o desenvolvimento de código aberto. Desde o nosso envolvimento com a Apache Software Foundation (“Apache”) até a recém-lançada Adobe Cloud Platform, a Adobe fomentou a paixão pelo desenvolvimento aberto e colaborativo.

Hoje estamos levando essa visão ainda mais longe.

Ao anunciar a aquisição da Magento, uma plataforma líder, não estamos apenas reconhecendo a importância de dar às marcas uma maneira de tornar cada momento pessoal e cada experiência lucrativa, mas também ressaltando o papel fundamental que uma comunidade global cheia de parceiros e desenvolvedores que são motivados por impulsionar a inovação. Com mais de 315.000 desenvolvedores, 800 parceiros de tecnologia e 350 parceiros de integração de sistemas, o Magento traz o poder de sua comunidade para o Adobe Cloud Platform.

Uma empresa com tecnologia de código comunitário

O engajamento ativo com comunidades e padrões de código aberto tem sido um princípio cada vez mais importante de nossa cultura de engenharia à medida que nos tornamos uma empresa de plataformas. A Adobe suporta ativamente padrões abertos como o WCAG 2.0 e órgãos de normas como o W3C; Contamos com alguns dos melhores softwares de código aberto da indústria, incluindo MongoDB, Apache Kafka e CentOS; e nossos funcionários também contribuem para uma ampla gama de projetos de código aberto, incluindo o Apache Spark, Brackets e muito mais. Se você se interessar pelo GitHub, verá que o número de funcionários da Adobe ativos no GitHub está crescendo, juntamente com a importância dos projetos para os quais contribuímos.

O ponto é: o código aberto está em nosso DNA. Sabemos que a chave para obter valor do código aberto é agregar valor através da contribuição e colaboração com essas comunidades ativas de desenvolvedores. Estamos muito animados em fazer muito mais com o Magento.

Comunidade Magento

Magento é uma plataforma de comércio eletrônico líder na indústria. No centro dessa popularidade está um exército de desenvolvedores focados coletivamente na melhoria e ampliação dos recursos e desempenho centrais da plataforma em escala e velocidade sem precedentes. Essa comunidade de inovadores está continuamente adicionando novos recursos.

Em uma indústria em constante evolução, essa comunidade se torna obrigatória para empresas que desejam manter o ritmo. O que parece ser de ponta hoje se torna uma aposta amanhã. O desenvolvimento impulsionado pela comunidade, permitindo que os usuários do Magento se conectem à energia criativa de milhares de desenvolvedores em todo o mundo, oferece às empresas acesso incomparável à inovação. Como o Magento é open source em sua essência, os possíveis parceiros também podem ganhar rapidamente experiência com o Magento, aumentando o número do ecossistema Magento.

Uma plataforma para desenvolvedores que se importam com a experiência

Em um nível funcional, o Magento amplia a liderança que a Adobe já estabeleceu com o Experience Cloud. Mas em um nível mais básico, a inclusão do Magento e do ecossistema de desenvolvedores no Adobe Cloud Platform e seu vibrante ecossistema aberto de milhares de parceiros desenvolvedores que geram aproximadamente 1,5 bilhão de chamadas de API por dia, é uma combinação potente para qualquer desenvolvedor interessado em construção de experiências do cliente.

Reconhecemos que a comunidade é o coração de grandes plataformas de software, e nenhuma plataforma de comércio tem um ecossistema de desenvolvedores mais amplo e expansivo do que o Magento.

Juntos, aprofundaremos nosso compromisso de abrir experiências orientadas para desenvolvedores.

Não poderíamos estar mais empolgados com as possibilidades ilimitadas.


Com essas palavras do pessoal da Adobe podemos concluir que irão investir ainda mais na comunidade Magento OpenSource que é o motor da empresa, o objetivo da Adobe é competir com Salesforce, Oracle, IBM e até Shopify. A única plataforma que abrange toda essa gama é o Magento, como podemos ver na imagem abaixo.